quinta-feira, 9 de julho de 2009

Ai, a humanidade...


Há um tempo atrás, o Bruno enviou um link pra o site de uma rede de TV americana.

Esse site está reproduzindo um documentário feito pelas tropas russas ao chegar em alguns campos de concentração. Esses filmes estavam no London's Imperial War Museum e estavam sendo editados pelo Hitchcock, mas aparentemente foram abandonados e só agora encontrados no porão do museu.

É realmente muito bom, mas só consegui ver os dois primeiros capítulos por falta de estômago (são quatro capítulos no total).

Para aqueles (idiotas) que duvidam do holocausto ou para aqueles (como eu) que acreditam que os humanos não são ruins em sua essência, é um bom tapa na cara.

É interessante ver a reação dos oficiais da SS e das pessoas (alemães) que moravam perto dos campos - demonstram reações do tipo "cumpri ordens" ou "eu não sabia". Enquanto carregavam os corpos raquíticos dos prisioneiros para as valas comuns, a expressão de seus rostos era outra. Só vendo pra entender.

É realmente muito triste saber que É PRECISO ver isso, que precisamos lembrar, falar, para impedir que aconteça de novo.

Aliás, continua acontecendo... ontem o número de famintos no mundo atingiu a marca de 1 bilhão. UM BILHÃO DE PESSOAS!!!! Isso sem contar os genocídios étnicos, políticos ou de gênero.

Mas isso não atinge a maioria das pessoas que teriam o poder de mudar alguma coisa. Afinal, estão protegidos numa bolha de classe-média-educada que lhes dá a sensação de segurança contra todo o mal e a injustiça da sociedade que produzimos. Mas, até quando?

O massacre de homossexuais, comunistas, judeus, deficientes mentais e ciganos promovido pelos nazistas na Segunda Guerra não ocorreu por conta de homens loucos, cegos por uma ideologia, ocorreu pela conivência daqueles que apoiaram o regime e daqueles que fecharam os olhos para o que estava acontecendo.

E então? Seus olhos estão abertos?

Para ver o documentário "Memory of the camps" clique aqui.


3 comentários:

BrunoCS disse...

Por isso que eu vou me mudar pra marte assim que tiver a oportunidade.

Aninha disse...

Mas e se forem um monte de humanos junto? Não vai adiantar nada...

Clarisse disse...

Vou ver se me organizo p assistir... ou melhor, se crio coragem! Mas acho que temos que assistir sim!!