sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Eleições 2008


Desde os meus 13 anos sou politicamente engajada, desde os 16 tenho título de eleitor e sempre me posicionei politicanente, mesmo quando não pude votar. É esse meu caso agora. Estou no meio de duas campanhas eleitorais - para presidente dos EUA e para prefeito no Brasil - e não posso votar em nenhuma delas.

Mesmo não podendo votar nas eleições municipais, estou ligada no que está acontecendo em Porto Alegre. Fogaça na liderança? O cara ficou 4 anos no governo, não fez nada, não deu as caras, piorou o que a administração do PT tinha feito de bom e tá na liderança?

Morei em Salvador por um ano e meio, durante o período em que o Fogaça estava no poder. Quando voltei pra PoA ano passado, me decepcionei com a cidade que eu cresci tendo orgulho de morar: Porto Alegre havia virado uma cidade suja, mal cuidada, sem personalidade....

Mas então... os outros candidatos....

Confesso que sempre gostei da Manuela. Nunca votei nela, sempre optei por candidatos que eu achava melhor qualificados, mas respeitava o trabalho dela. Quando vi que ela estava em segundo lugar, achei até legal. Me caiu os butiá dos bolso quando, vendo um debate na internet, a Luciana Genro falou que o vice da Manuela era o Berfran Rosado! Não.... Berfran, aquele que era amigo íntimo do Britto, o pior governador do estado?!? Não... O Berfran, que é do PPS, que também tem o crápula da Paulo Odone e o corrupto do Busatto?!? Não... a Manuela, que levanta a bandeira de algo novo, de uma política limpa, não ia se coligar com essa corja..... Pior!!!!
Não me caiu só os butiá, me caiu o butiazeiro inteiro!!!!

Mas pior que isso é assistir Sarah Palin, a vice de John McCain, o candidato republicano às eleições para presidente dos EUA, falando na TV. Antes disso, explico quem ela é, ou não é.
O Obama, o candidato democrata, ganhou a vaga depois de disputá-la com a Hilary Clinton. O McCain, que não é burro, ou é, achou que, se ele escolhesse uma mulher para vice, ganharia os votos dos eleitores da Hilary, insatisfeitos com o fato dela não ter sido escolhida pelos democratas. O que ele fez, então? Convidou a governadora do Alaska, uma mulher com quem ele tinha conversado UMA vez na vida, pra ser sua vice. A mulher é uma porta! Sério, dói meus ovários falar isso, mas a mulher é uma porta! E o pior, mais conservadora, impossível!!!

Ela é contra o aborto, a ponto de defender que uma criança de 12 anos, estuprada pelo pai e que engravidou dessa relação incestuosa, deva ter o filho. Ela defende que se deve ensinar criacionismo nas escolas, que se deve curar os homossexuais pra eles deixarem de ser gays, que a guerra do Iraque foi um desígnio divino, entre outras loucuras!!!

Sempre fui a favor das mulheres na política, nas ruas, na liderança das empresas, enfim, sempre fui a favor de mulheres no poder. O problema é que só isso não basta. Não se pode escolher alguém baseado no sexo da pessoa. Isso é preconceito - tanto para homens, quanto para mulheres, negros, asiáticos, etc. O que o McCain fez, foi escolher essa "Sarah Porta" pelo simples fato dela ser mulher e ele querer os votos dos eleitores da Hilary!

Eleições daqui, eleições de lá, mulheres pra cá, mulheres pra lá. Enfim. Gostaria de ver mais mulheres no poder, mas gostaria que elas fossem escolhidas por serem pessoas melhor preparadas, por serem as melhores candidatas, por terem as melhores propostas.

Me dá vergonha lembrar como a Manuela se declarava representante das mulheres jovens, olhando como agora ela se comporta como os velhos homens do poder. Me dá raiva de ver a Sarah Palin falando frases sem sentido e se dizendo representante das mães da América. Sinto muito, Sarah, as mães da América conseguem formular uma frase com início, meio e fim; sinto muito Manuela, você não é diferente.

Pessoas com noção do mundo, uni-vos!!!