segunda-feira, 14 de abril de 2008

Mão de obra


Hoje descobri o que "dupla jornada de trabalho" quer dizer.

Como tinha dito no post anterior, tinha um trabalho em vista. É uma outra criança pra cuidar.
Vi o anúncio na lavanderia, liguei, fui na casa da mãe da criança, fiz uma entrevista e esperei ela retornar. Antes disso, liguei pra Angel, a mãe do Lucas, o outro menino que eu cuido de vez em quando, pra pedir que ela desse referências minhas pra outra mãe.

Isso aqui nos EUA é fundamental pra qualquer trabalho - até pra trabalhar como limpadora de bumbum de bebê.

Uma semana depois, a mãe do novo menino ligou pedindo que eu ficasse com o guri por uma hora e meia como experiência - ela estaria junto. Isso foi na quinta passada. No final do trabalho, ela pediu que eu ficasse com ele mais uma hora e meia hoje.

Então hoje, voltei lá. O Jonatan (não sei se é assim que eles escrevem o nome dele) é um bebê de 14 meses, muito fofo, que começou a andar há umas duas semanas e que sabe falar "no" e apontar pro que quer. Não tem jeito de ficar parada muito tempo com ele, porque ele quer é andar. É novidade e ele quer aproveitar!!!

E tem o Jordan, o irmão mais velho, de 3 anos. Por enquanto, só vou tomar conta do menor (o que já é bastante trabalho), depois serão os dois, mas o Jordan é meio carente. Aparentemente ele sente ciúmes da atenção que dão ao outro, então ele queria brincar comigo, super fofo, mas eu mal dava conta de um, quanto mais dos dois :) !!!!

Foi divertido!!! Foi divertido correr atrás do Jonatan, brincar e conversar com o Jordan e, principalmente, receber por isso. Não é muito. Na verdade é uma mixaria, mas, por enquanto, não posso trabalhar com outra coisa aqui.

Quer dizer, eu posso, mas tenho que pedir permissão ao governo, e é tanta burocracia que até agora não pedi. Então tenho que trabalhar dentro de casas, porque não tem como o governo fiscalizar - e esse tipo de trabalho é meio permitido.

E esse trabalho é bom, porque não me ocupa muito tempo. A Elinor (a mãe) é israelense e trabalha com shiatsu (massagem japonesa), então precisa de baby-sitter apenas quando ela também é chamada por algum cliente. Assim, posso continuar cuidando do Lucas de vez em quando ou indo nos encontros do RWW.

Mas por que dupla jornada de trabalho? Porque voltei pra casa (PODRE) depois de ter cuidado do Jonatan e ainda fui limpar a casa e fazer o jantar....

De segunda a quarta o Bruno sai de casa de manhã e só volta muito tarde. Então tenho tentado sempre cozinhar pra esperar por ele. Quem conhece o Bruno sabe que ele só come porcaria, então, pelo menos uma vez por dia, tento fazer ele comer uma refeição decente. Além disso, essa disciplina dele deixa ele muito estressado; se alimentar mal só tornaria tudo pior.

Então.... dupla jornada de trabalho, dupla dor nas costas, duplo cansaço nas pernas, dupla vontade de tomar banho e dupla vontade de cair na cama....

Será que a Elinor topa me pagar em sessões de shiatsu? Vou precisar....

3 comentários:

Katemari disse...

Lerê, lerê...

Shiatsu, eu também quero!!!

Rogério Santos disse...

Aí nos States o pessoal escreve "Jonathan". Eu acho o "th" meio fresco aqui no Brasil, mas aí eles escrevem assim mesmo. É o idioma deles, fazer o quê?

Aninha disse...

Pois é, mas a mãe dos meninos é israelense e eles também são....