terça-feira, 8 de abril de 2008

Fim de semana em NY


Bah, sei que estava devendo muitos posts, então vou ser generosa e escrever um monte de uma vez.

Coisas muito legais aconteceram comigo e com o Bruno nessas últimas semanas. A primeira delas é que fizemos 1 ano de casados. É muito estranho pensar isso, porque estamos juntos e compromissados há 6 anos, ao mesmo tempo que vivemos juntos, mesmo, há apenas dois meses. É muito bom comemorar essas datas, mas é confuso no nosso caso. Se casamento é compromisso, já estávamos casados antes do papel, mas se casamento é morar junto, então estamos casados há algumas semanas apenas!!!
Acho que podemos dizer que não nos encaixamos exatamente num padrão e que comemorar, o que quer que seja, é sempre muito bom. Acho que podemos dizer que comemoramos estar juntos e muito, muito, felizes.

E qual o melhor jeito de comemorar aniversário de casamento nos EUA senão em NY?
Foi a minha primeira vez na Big Apple e foi inesquecível!!!!! A cidade é linda!!! Tão linda quanto eu esperava - tem prédio, carro, asfalto, barulho, luzes!!!

Fomos pra lá na sexta, dia 21 de março; alugamos um carro e pegamos o Sadoc (amigo brasileiro, que rachou a gasolina e o aluguel do carro com a gente). No caminho, paramos em New Haven, fomos na Ikea (uma loja de móveis parecida com a Tok & Stok) e compramos mesa de jantar, cadeiras, mesa de centro e mesa de canto (depois eu coloco as fotos no Picasa). Fiquei tão feliz!!! Móveis!!!! E lindos!!!!

Bom, mas chegando em NY, fomos direto para a casa da Helga, um membro do Hospitality Club, que iria nos hospedar. Antes de qualquer coisa, me deixe abrir um parênteses pra falar da Helga:

(O Hospitality Club é um site sem fins lucrativos, que tem por objetivo estimular as trocas entre viajantes de todo o mundo. Quando teve o último Fórum Social Mundial em PoA, abri a minha casa pra um alemão e uma peruana. É assim no mundo todo: você hospeda e se hospeda, trocando cultura, informação, fazendo amizade e conhecendo gente muito interessante. Pois bem, queríamos ir pra NY, mas não tínhamos dinheiro pra hospedagem, então apelamos pros membros do HC; mandamos email pra umas 6 pessoas, a Helga foi a primeira que nos aceitou. No início não queríamos ficar na casa dela, porque ela tem 68 anos e pensávamos que ela seria aquelas velhinhas chatas, que implicaria com tudo. Mas antes de viajar fiz uma pesquisa no Google, e descobri que ela tinha fugido da Alemanha Oriental em 1964, ido pros EUA sem falar uma palavra de inglês, feito ciência da computação, corrido várias maratonas, escalado o Kilimanjaro e arrecadado dinheiro para uma instiuição de micro-crédito de mulheres da Tansmânia!!! Velhinha chata? Chata é minha vida, perto da dela!!!)

Então chegamos na casa da Helga, ela cozinhou uma sopa e fez um sanduíche pra gente e depois fomos dormir. Antes disso, ela se ofereceu pra nos guiar no dia seguinte, porque queríamos ver um monte de coisas e ela achou que, se nos guiasse, pouparíamos tempo. Concordamos.

No dia seguinte, 22 de março, acordamos cedo, tomamos café e fomos pro sul da ilha. Começamos pelo Ground Zero (o lugar onde ficavam as Torres Gêmeas explodidas pelos aviões do 11/9), depois fomos pro Battery Park, um aterro construído com a terra retirada pra construir a fundação do World Trade Center, de lá dava pra ver a Estátua da Liberdade e a Ellis Island, o lugar onde desembarcavam os imigrantes que vinham pros EUA.

Depois fomos pro Castle Clinton, um forte contruído pra proteger NY dos ingleses, no século XIX, (ele é redondo, e me lembrou o forte de São Marcelo em Salvador). Passamos pelo museu do índio americano, antiga alfândega (prédio lindo!).

Depois fomos em direção à Wall Street, mas no caminho, passamos na Trinity Church, onde tinha ensaio pra missa de Páscoa - bem legal, clima gótico, órgão no fundo. Wall Street é um beco!!! Impressionante que naquele lugar seja negociado o dinheiro do mundo todo!!!!!

Depois fomos almoçar no Pier 17, um lugar perto da ponte do Brooklyn, que foi revitalizado, tem lojas, restaurantes. Comemos numa lanchonete de comida chinesa de uns chinenes muito mal educados e estressados...

Continuamos o passeio indo pra prefeitura e pra côrte de NY. Nessa altura do passeio, eu e o Bruno não aguentávamos mais continuar sendo guiados pela Helga - ela corria, tem muita energia!!! A intenção dela era nos levar en todos os lugares, mas essa não era a nossa intenção. Queríamos ver a cidade, apreciar a cidade, vendo pontos turísticos e não APENAS ver os pontos turísticos!!! E ela não aceitava sugestões; quando dissemos que não queríamos mais ir a Chinatown ela falou: "não, mas tá perto vamos lá!" E não foi uma sugestão, foi uma ordem.

Nos livramos dela dizendo que íamos no Metropolitan à tarde. Entramos no metrô, como se fossemos pro museu, mas descemos na Grand Central Station. Bom, aí comecei a ver NY de verdade....

Mas aí fica pro próximo post, senão esse vira livro!

3 comentários:

Katemari disse...

Li tuuuuuuuuuuuuuuuuuudo.
Estava atrasada nos teus posts.
:)

Que bom, que bom, sol!

Vamos passear bem devagarinho em NY, tá?

Beijãoooooooo

Katemari disse...

ah, tira foto da flor mini-tulipa-que-surgiu-pos-neve.

Aninha disse...

Tem foto da flor lá no Picasa. Não lembro o nome do álbum, mas acho que é "nossa florzinha"ou "nosso jardim"... algo assim...

Mas NY? Já tô lá!!!!!!