segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Quem mandô estudá?


Hoje tive aula de inglês. É bem legal, muito boa. O professor é um belga, professor de francês aposentado da Umass, bem velhinho, bem-humorado, bem legal. A aula é bem descontraída e prioriza as situações que encontraremos no cotidiano. O J.P. (o professor, Jean-Pierre) fala o tempo todo, entendo tudo.

Aliás, entendo tudo o que as pessoas falam. O que não entendo, pergunto, mas são poucas coisas. Até conversa de ônibus eu tenho escutado (não só pra saber da vida dos outros, mas pra me testar, mesmo).

Mas tem algo que tem me deixado muito puta. Estudei 22 anos (contando jardim+primeiro grau+segundo grau+cursinho+faculdade+mestrado), sou capaz de escrever uma dissertação sobre escravos libertos no século XVIII em Viamão e em Porto Alegre, tenho um excelente vocabulário em português, sou capaz de argumentar sobre muitos assuntos, tenho uma cultura geral e pop coonsideráveis, mas não consigo escrever mais do que algumas frases em inglês.

Tenho escrito esse blog em inglês também, só pra exercitar. Mas é estranho de repente não saber me expressar.

Estudei tanto, li tanto.... e de repente não sei nem falar corretamente? Isso me deixa com muita raiva.

Todos que eu conheci são muito simpáticos, prestativos e não se importam se eu falo correto ou não. Mas eu sim.

Me dá raiva pensar num argumento complexo pra uma questão, mas só conseguir falar o básico, só conseguir expressar a idéia, mas não conseguir falar com exatidão o que eu pensei.

Mas ok. Estou aqui há apenas um mês. Todos me dizem que meu inglês está bom (não o suficiente pra mim, é claro), estou frequentando aulas, encontrando outros que falam inglês, enfim, sei que isso vai passar com o tempo....

Só sou ansiosa...... queria tudo, agora.... mas pelo jeito vou ter que continuar estudando.... estudando.... infinitamente......

Mas devo estar melhor do que 99,99% dos americanos, porque eu falo a língua nativa deles, mas eles não sabem falar a minha!!! lárálálárálá....

Nenhum comentário: